Oceanografia!

Pensa em fazer Oceanografia? Quer escolher a onde vai estudar? Veja aqui referências para saber mais sobre a carreira e as instituições que oferecem graduação em oceanografia.

A Carreira

Para saber o mínimo sobre ser oceanógrafo, leia:

Perguntas Frequentes – FAQ

Qual é o melhor curso de Oceanografia no Brasil?

Esta é uma das perguntas mais frequentes feitas por quem quer estudar Oceanografia. A resposta é simples: não existe um melhor curso. Felizmente os cursos de Oceanografia no Brasil seguem todos um padrão muito parecido, e todos possuem pesquisadores e professores extremamente competentes. Atualmente existem cursos de Oceanografia ao longo de toda a costa do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Pará. Veja a lista de Instituições que oferecem cursos de Oceanografia e a grade curricular do curso disponíveis nesse grupo: https://www.facebook.com/notes/oceanografia-brasil/institui%C3%A7%C3%B5es-que-ofecerecem-gradua%C3%A7%C3%A3o-em-oceanografia-e-suas-grades-curriculares/867529636600078

Quanto ganha um Oceanógrafo?

A Lei 11.760, de 31.07.2008, que regula o exercício da profissão de Oceanógrafo, não define piso salarial para estes profissionais e não há um levantamento sistemático da remuneração percebida junto aos diferentes setores da economia (público, privado e 3° setor). As referências disponíveis estão relacionadas aos concursos públicos realizados nos dois últimos anos que previam vagas para Oceanógrafos ou que as atribuições requeridas pelo cargo eram compaíveis com aquelas relacionadas na Lei 11.760, de 31.07.2008. Os salários previstos para os cargos abertos em alguns destes concursos públicos variam entre R$ 1.747,83 e R$ 8.389,60. Devido à diversidade de profissionais trabalhando com Oceanografia, não há como se estipular uma média salarial para a classe. Oceanógrafos e cientistas do mar em geral podem trabalhar em àreas muito diferentes: pesquisa, ensino, consultoria, governo, etc… De forma geral, profissionais de outras áreas similares à Oceanografia recebem um salário similar, como Geólogos, Biólogos, Físicos, Engenheiros Ambientais, etc…

É difícil conseguir um emprego depois de formado?

Devido à diversidade de áreas que a Oceanografia abrange, o mercado de trabalho para os profissionais de Oceanografia também se torna variado. Isto significa que os profissionais formados em Oceanografia têm a capacidade de seguir qualquer área, o que abre o leque de oportunidades de trabalho para estes profissionais.

Isto significa que um(a) oceanógrafo(a) recém formado(a) terá um emprego fácil? Não. E se alguém lhe disser que em qualquer profissão você terá um emprego fácil após formado, não acredite. Para que um profissional tenha sucesso em QUALQUER ÁREA, seja em Oceanografia, Direito, Medicina ou Engenharia, é necessário muita dedicação e estudo. O curso de graduação é somente o primeiro passo.

É preciso estudar muita física/matemática/química/biologia no curso de Oceanografia?

Sim. Em qualquer curso de Oceanografia de qualidade, você terá de participar de disciplinas básicas como Cálculo, Zoologia, Histologia, Química, Estatística e Geologia, e também de disciplinas sobre temas mais específicos como Geoquímica, Sedimentologia, Ondas e Marés, Biologia Pesqueira, Plânctologia e Meteorologia. O que faz dos Oceanógrafos profissionais especiais é justamente a capacidade que temos de entender o funcionamento do ambiente aquático como um todo. É esta formação ampla que faz os Oceanógrafos capazes de estudar questões complexas como por exemplo, como a circulação marinha afeta hoje a distribuição de larvas de determinada espécie de peixe e as consequências disto para os estoques desta espécie no futuro, ou como os oceanos são capazes de remover carbono da atmosfera através complexos processos e interações químicas e biológicas. leia mais informações na página sobre o que é Oceanografia.

A profissão de Oceanógrafo é regulamentada?

Sim! Depois de anos de luta, a profissão de Oceanógrafo foi regulamentada pela Lei Nº 11.760, de 31 de Julho de 2008. Leia o texto da regulamentação aqui:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11760.htm

Existe um conselho de Oceanografia?

Apesar da profissão de Oceanógrafo ter sido regulamentada em 2008, ainda não há um conselho, mas existem planos para se estabelecer um (veja a página da AOCEANO). Entretanto, a falta de um conselho não prejudica atuação do profissional de Oceanografia pois as DHT’s (Declarações de Habilidade Técnica) podem ser emitidas pela AOCEANO(http://www.aoceano.org.br ). Entenda o que são e como funcionam as DHT’s para os Oceanógrafos aqui: http://blog.oceanografiaonline.com/2009/09/tudo-que-voce-sempre-quis-saber-sobre.html

Arquivos gerados pelo GT Mercado de Trabalho do CDMBhttp://www.cdmb.furg.br/text.php?id=58

Fontes de referência para essa FAQ:

Oceanografia Online: http://www.oceanografiaonline.com/faq

FURG: http://www.oceano.furg.br/site/show_others.php?secao=faq

Ciências do Mar Brasil: http://www.cdmb.furg.br

Graduação em Oceanografia – Instituições

Acesse os sites dos cursos de graduação na área para saber mais especificamente o que eles oferecem. A listagem de links pode ser encontrada em:

Sempre procure a grade curricular (disciplinas oferecidas). Comparando as grades entre as instituições dá pra ter uma ideia das diferenças entre os cursos e você pode ter uma ideia se o curso oferece disciplinas em áreas que você tem interesse.

Como escolher a instituição onde vai estudar?

Se mesmo após conferir a grade curricular dos cursos oferecidos você continua em dúvida, considere esses dois links:

Resumindo o conteúdo deles: saiba quais são as opções existentes entre as instituições, escolha o que é mais importante para você e veja se a instituição oferece isso tudo.

“Estou em dúvida entre Oceanografia e [outra carreira de sua preferência]!!”

A Oceanografia engloba áreas do conhecimento bem diversas, por isso é bem comum que quem se interesse pela carreira também se sinta interessado em outra. O que considerar pra decidir:

  1. A Oceanografia é uma carreira considera muito recente no Brasil. Praticamente, qualquer outra carreira é mais conhecida por empregadores e possui um conselho/associação que auxilia nas definições de piso salarial e outros direitos trabalhistas. Na Oceanografia, ainda não há um conselho de oceanógrafos. Isso quer dizer, você terá mais dificuldade para encontrar emprego do que um colega geólogo, por exemplo, pois essa é uma carreira que o empregador conhece melhor a formação e o que faz tal profissional. Mas não quer dizer que você irá morrer de fome e sem emprego =). Criar uma rede de contatos em oceanografia durante sua graduação (assim como em eventos, cursos, internet, etc) facilitará bastante a busca por emprego após estar formado.
  2. Se existe(m) alguma(s) área(s) do conhecimento (por exemplo: Física, Cálculo, Geologia, Biologia, Química, etc…) que você não gosta/suporta, pense se você está disposto a encarar por 4 ou 5 anos essas matérias para se tornar um oceanógrafo, afinal são apenas 4 ou 5 anos, e passa mais rápido do que você imagina.
  3. Decida se você faz questão de trabalhar com ambientes aquáticos (sejam marinhos ou continentais – rios, represas, etc). Se sim, é provável a oceanografia te de uma formação completa que poucos cursos podem te dar.
  4. Se você tem interesse principalmente em animais que vivem nos meios aquáticos, repense se você não gostaria de uma carreira mais voltada para veterinária ou biologia. A Oceanografia vai ser ótima para explicar o ambiente e algumas interações dele com os organismos, mas a parte da fisiologia (o “funcionamento”) dos animais é abordada de forma bem genérica. Porém, mesmo cursando Oceanografia sempre existe a possibilidade de fazer uma especialização ao longo ou após a graduação.
  5. “Tenho interesse em animais, mas para cultivá-los”. Existem algumas instituições com curso de oceanografia que tem boas disciplinas e laboratórios voltados para a área de Aquicultura/Maricultura. De preferência para cursas nessas instituições. (Veja a listagem de Instituições e suas Grades Curriculares)
  6. “Estou em dúvida entre Oceanografia e Geologia (ou Geofísica)”, leia este estudo:http://cienciasdomarbrasil.com.br/upload/file/2012/Oportunidades%20de%20Trabalho%20em%20Geologia%20e%20Geofisica%20Marinha%20CBO%202012.pdf

Fontes de referência:

Mil e uma perguntas e respostas do Grupo “Oceanografia Brasil” no Facebook, feiras de profissões, etc.

Essa seção poderia ser infinita, mas tentei pegar as perguntas mais comuns.


Quer mais conteúdo assim?

Se você gostou e quiser receber notificações de próximas postagens aqui no blog, se inscreva abaixo:

Processando…
Sua inscrição foi feita! Sucesso

Que tal contribuir? ☕

Se você gostaria de me pagar um cafezinho, você pode me mandar um trocado (qualquer valor) por PIX , PicPay ou PayPal ou ainda me apoiar mensalmente 💙

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s