Greta Thunberg

Sentada na frente do parlamento sueco e com apenas um cartaz, Greta Thunberg de 16 anos começou um movimento global pelo clima.

Quando tinha 8 anos Thunberg começou a ouvir sobre as Mudanças Climáticas Globais (MCG) e que deveria economizar recursos naturais.

Ela duvidava que isso podia ser verdade. Ela achava estranho que a humanidade fosse capaz de mudar o clima. Porque se isso fosse verdade todos estariam preocupados sobre essa questão. Só que quase ninguém falava sobre isso. Se as MCG fossem verdade, como poderíamos continuar vivendo como sempre?
Com o passar do tempo Thunberg começou a entender mais sobre o assunto. Seus professores mostram quantidade de lixo no oceano, a situação dos ursos polares que estão perdendo seu habitat, como as MCG estão causando problemas. Ela compreendeu que isso estava acontecendo de verdade e que ninguém estava se mobilizando contra isso.
Aos 11 anos, Thunberg ficou doente. Ela entrou em depressão, parou de se alimentar e de falar. Isso fez com que perdesse 10 quilos e afetou seu crescimento, por isso ela parece mais nova do que é.
Os estudos mostram que, em breve, quando Greta for adulta ela terá uma vida complicada pelas MCG, seus filhos podem não ter mais o mesmo mundo como o conhecemos.
Um tempo depois de ter depressão, foi diagnosticada com Síndrome de Asperger (AS), que faz parte do Espectro Autista, e mutismo seletivo, ela só fala quando necessário.

Pessoas com diagnósticos do Espectro Autista tem dificuldade do socialização. Quando interagem com outros, autistas em geral tem dificuldades de: ler os sinais corporais, expressões faciais, olhar nos olhos enquanto conversa, tem audição aguçada e não gostam de sons altos ou lugares barulhentos. Para essas pessoas o que é verbalizado, dito ou escrito, é o que importa. Pessoas com Síndrome de Asperger também tem essas dificuldades, porém elas conseguem desenvolver sua comunicação. Podem falar bem e se expressar claramente. Quando se interessam por um assunto, podem se aprofundar sem se preocupar com mais nada.

Thunberg decidiu que deveria agir! Após as ondas de calor na Suécia, em agosto de 2018, ela resolver ficar na frente do Parlamento Sueco, com um cartaz com o escrito “Greve Escolar pelo Clima”. Ela só sairia de lá quando os governantes resolvessem criar regras para diminuir a emissão de gás carbônico (CO2).
Quando perguntada se não deveria estar na escola, Greta dizia frases como: “Por que devo ir para a escola se não tenho futuro?”, “[Nós, crianças,]não deveríamos faltar na escola para protestar sobre isso.[…] É um sinal do fracasso das gerações anteriores que não fizeram nada”.
As pessoas começaram a ver a importância do que ela fazia. Ela fez uma palestra no TEDxStockholm, começou a participar de passeatas e participou da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, a COP 24, na Polônia.
Muitos jovens se sentiram na mesma situação que Thunberg e inspirados por sua ação. Logo começaram a realizar protestos em vários lugares do mundo, em outros países da Europa, na Austrália, etc… A #FridaysForFuture, foi a hashtag que marcava a mobilização global dos jovens com as greves escolares nas sextas feiras. No dia 15 de Março (enquanto escrevo esse post) foi marcada uma greve mundial, para todos os jovens pedirem de seus governantes ações concretas para o Clima.

Por décadas o ativismo ambiental procurou ser mais amigável e mostrar apenas o lado bom, mas ela acredita que isso não funcionou:

O que precisamos mais do que esperança é ação. Ao invés de procurar por esperança, procure formas de agir.[…]Precisamos mudar e isso deve começar agora.

Greta Thunberg

Referências:

https://www.ft.com/content/4df1b9e6-34fb-11e9-bd3a-8b2a211d90d5

Desde o começo de 2021 o Agente Natureza começou a fazer parte do Submerso Podcast.


Quer mais conteúdo assim?

Se você gostou e quiser receber notificações de próximas postagens aqui no blog, se inscreva abaixo:

Processando…
Sua inscrição foi feita! Sucesso

Que tal contribuir? ☕

Se você gostaria de me pagar um cafezinho, você pode me mandar um trocado (qualquer valor) por PIX , PicPay ou PayPal ou ainda me apoiar mensalmente 💙

Publicidade

2 comentários em “Greta Thunberg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s