Sempre fui um pessoa que gostava de guardar dinheiro. Quando pequena queria comprar uma moradia própria, hoje em dia vejo que isso ainda está muito longe, mas essa ideia de poupar acabou me ajudando.
Isso somado ao fato de que escolhi me formar em Oceanografia e já imaginava que seria muito difícil ficar rica nessa carreira, então desde os últimos anos da graduação redobrei minha preocupação em como ia conseguir me manter e comecei a buscar formas de registrar meus gastos para saber se podia enxugar alguma coisa pra conseguir juntar um dinheirinho.
Me leve direto para as planilhas, não tenho tempo
planilhas aqui
As planilhas que eu encontrava na época tinham essa característica:

Esse formato implicava em eu analisar meus gastos (por exemplo, de Alimentação), somar e depois inserir na planilha. Eu já tinha pavor de olhar pro meu saldo no banco, imagina ficar analisando os dados para depois poder descobrir o que estou gastando.
Gastos no flow
Como eu já tinha experiência com planilhas pras associações que trabalhei e eventos que havia organizado, pensei em fazer alguma coisa similar a um fluxo de caixa, que registra os gastos na ordem que aconteceram. e Fiz algo assim para cada mês:

Colocava o “saldo inicial” que era o que tinha de dinheiro no começo do mês. No fim da semana ou do mês eu pegava meu extrato e passava pra planilha o que tinha saído de dinheiro do lado vermelho e o que havia entrado do lado azul. Fiz uma coluna que calculava o saldo atual somando e subtraindo os valores. Foi o primeiro passo pra descobrir como o dinheiro vai embora. Sem falar que usar o Google drive é ótimo já que consigo acessar o mesmo arquivo de qualquer computador e até mesmo no celular pelo app deles.
Dei um passo a mais e comecei a categorizar os gastos. Como já tinha a ideia de analisar os dados e sabia que se tivesse alguma diferença (erro de digitação, ausência ou presença de algum acento, etc…) ia deixar me dar mais trabalho depois. Fiz uma aba na planilha listando as categorias que queria organizar meus gastos.

Eu sempre usei muito cartão de débito, quase não ando com dinheiro em espécie. Para mim é muito mais difícil acompanhar os gastos de dinheiro em papel. Então tenho uma categoria chamada “Saque” que é uma grana que sacava quando precisava e que dificilmente saberia pra onde foi (grandes chances de ter virado lanchos hahah).
Usei a validação de dados para criar uma lista de opções para puxar as categorias que criei na outra aba e me poupar trabalho quando fosse avaliar meus gastos.

Em seguida criei outra coluna de categorias de entradas e inse
O que fazer com esse monte de coisa? Mais uma tabela (hahhaha), de uma forma que conseguisse ver o que gastei em cada categoria em cada mês.

Com o tempo fui sentindo falta de visualizar melhor como estavam evoluindo meus gastos e ganhos. Taquei um gráfico para pegar automaticamente os valores e atualizar o gráfico assim que inseria minhas movimentações.

Planilha a dois
Tudo estava indo muito bem, até que resolvi juntar as escovas de dentes com meu namorado na época que também trabalhava junto comigo. Como ambos eram autônomos, para mim, controlar os gastos era uma condição inegociável da nossa união. E claro uma oportunidade pra pensar numa planilha nova 😍 .
A ideia seria uma planilha conjunta em que a gente pudesse colocar os gastos individuais, gastos com a casa e os ganhos com trabalho. Tudo junto mesmo, pois a ideia era ter um projeto de vida em conjunto e que a gente pudesse avaliar o patrimônio e identificar se uma das partes estivesse contribuindo mais ou menos para gente ter estabilidade financeira.
Ficou algo assim:

Do lado das despesas inclui 6 colunas. Além da coluna original, que ficaria para os meus gastos pessoais, inclui outra para os gastos individuais do meu parceiro, outras três que seriam para gastos comuns, mais uma pros gastos da empresa e a última para ter em uma coluna o valor dos gastos.

Os gastos “comuns” seriam algo que iria para casa ou algo que fizéssemos juntos, como sair par comer fora mas apenas uma das pessoas pagava a conta. Também tinha a possibilidade de pagar coisas comuns com recursos da conta da empresa. A coluna “Comum Pessoa A” significava que a pessoa A tinha pago um gasto para o conjunto.
Como não tínhamos conta bancária conjunta e eu possuía uma conta a parte para a empresa, uma forma de ver seria: as colunas “Pessoa A” e “Comum Pessoa A” indicam gastos que saíram da conta bancária da pessoa A.
Já do lado das entradas ficou um pouco mais simples. Adicionei 3 colunas, uma para o meu parceiro, outra para a empresa e a última para ter uma coluna com o “consolidado”.

Deu uma complexificada nos relatórios de finanças. Agora tinha uma aba pra mim, outra pro meu parceiro, outra pra empresa e outra para os gastos em comum. Além das abas com os relatórios gerais.

Cada “entidade” (Pessoa, empresa ou comum) teria uma aba de relatório como mostra a próxima imagem. Claro que tudo automatizado, com formulas para filtrar o que fosse inserido nas abas de 1 a 12 (cada uma pra um mês do ano)

O relatório mostra para cada entidade o seguinte:

- A – Categorias de Gastos (puxadas automaticamente da aba “categorias”)
- B – Gastos por Categoria a cada mês
- C – Categorias de Entradas
- D – Entradas por Categoria a cada mês
- E – Gráfico de dados empilhados com os gastos a cada mês
- F – Gráfico de dados empilhados com as entradas a cada mês
- G – Consolidado de Gastos por mês e o total do ano da pessoa
- H – Consolidado de Entradas por mês e o total do ano da pessoa
Nas abas “Entradas” e “Despesas” que mostra o total de todo mundo vai ter as mesmas coisas. Só inclui um ranking para visualizar os gastos ou entradas que são mais importantes ao longo do ano:


Modelos públicos (2018)
Em 2018 comecei a achar que essas planilhas podiam ser úteis para outras pessoas. Editei elas para que as pessoas pudessem usar. Criei uns campos pra pessoas poderem personalizar de forma fácil o nome delas em cada coluna. Criei versões para quem queria organizar só as finanças pessoais, só as do casal, só da empresa ou do casal junto com a empresa.

De volta a carreira solo
O sonho não durou para a sempre.
Me separei e hoje divido apartamento com um roommate. Voltei a planilha solitária.
Esse ano (para você do futuro, 2020 foi o ano da pandemia do COVID-19) trouxe mais instabilidade do que nunca e acabou sendo importante para mim me dedicar mais as ferramentas de “controle”. Atualizar e ver os dados na minha planilha me ajudou a ver como tava de grana, o que podia enxugar, o quanto podia fazer gastos para conseguir curtir esse ano sem risco de me deixar no vermelho.
Modelos novos (2020)
Depois de ver quanto foi importante para mim resolvi dar um tapa no visual, simplificar algumas coisa, tentar deixar ela mais agradável para usar. Fiz uma versão mais atualizada das planilhas. Exceto a planilhas de casal, pois ainda acho elas mais confusas e não sei se as pessoas gostaram de usar elas (se você já usou, comenta ou manda uma mensagem para eu saber 💙).

Escolhi umas cores mais bonitinhas, dei destaque para algumas infos, retirei algumas colunas que repetiam informação, diminui algumas distrações. Deixei a página de orientações mais legalzinha tb:

Você pode copiar as planilhas como planilha do google ou baixar como .XLSX ou .ODS. Basta clicar em “Arquivo” e escolher sua opção

Essa é a evolução e história das planilhas e espero que elas ajudem você a ser organizar e gostar de guardar dinheiro, já que para mim eu desejo todo mês que o gráfico do resumo mostre o saldo aumentando 💰.
Se tiver algum problema com as planilhas me avise e vejo se tento melhorar elas.
Se você gosta de planilhas e fórmulas, fique a vontade para modificar e deixar mais legal. Só lembre de citar que seu modelo foi alterado a partir do meu e de me citar 💙. Afinal os modelos são gratuitos, mas me consumiu bastante estudo, prática e tempo para elas ficarem assim.
Quero criar um modelo para quem divide casa, tipo república, mas ainda não tá claro como fazer.
“Adorei!”
Quer mais conteúdo assim?
Se você gostou e quiser receber notificações de próximas postagens aqui no blog, se inscreva abaixo:
Que tal contribuir? ☕
Se você gostaria de me pagar um cafezinho, você pode me mandar um trocado (qualquer valor) por PIX , PicPay ou PayPal ou ainda me apoiar mensalmente 💙
Um comentário em “Botando a grana em ordem”