Enrosco em Suez

Em 23 de março um navio de containers enroscou no Canal de Suez e tá causando a maior bagunça!

O navio Ever Given é um dos maiores cargueiros do mundo. Ele pode carregar mais de 20 mil containers por viagem. Seu comprimento é de 399,94 m, quase o tamanho do Empire State Building em NY (sem a antena do prédio o navio é maior que ele).

Apesar da empresa Evergreen, proprietária do Ever Given, ser sediada em Taiwan, o navio está sob a bandeira do Panamá (logo retomo isso). Ele saiu do porto de Tanjung Pelepas (Malásia) em direção a Rotterdam (Países Baixos).

O Canal de Suez tem a largura que varia entre 205 e 225 m​, no meio dele tem a profundidade de 24 m.

Aqui tem o grande momento registrado pelos instrumentos de tracking do navio Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=tGXTrcQ5wm8

A principal suspeita é que fortes rajadas de vento fizeram o navio perder a direção e encalhar no canal e ai deu aquela enroscada. Mas não é tão simples desenroscar porque esse tipo de embarcação tem uma proa bulbosa e parece que ela se enterrou na margem.

Uma escavadeira e alguns rebocadores tem trabalhado arduamente para desenroscar a proa da margem. Se estima que pode levar alguns dias (talvez semanas!) para desencalhar o navio, mas o tráfego deve ser retomado antes disso.

O canal que é responsável por 20% do comércio de containers ficou engarrafado para diversos navios que usam a passagem, que ajuda a encurtar o caminho, pois….

… a outra opção seria contornar a África!

Fonte: https://twitter.com/laubstein/status/1374493690857590786

Canais marítimos são muito importantes por serem atalhos para rotas comerciais, já que 90% dos produtos comercializados internacionalmente são transportados por mar, cerca de 11 bilhões de toneladas/ano. Qualquer economia no transporte já impacta muito na economia, tanto que guerras já foram feitas para garantia de construção e manutenção de canais. Aqui na América Latina, o Canal do Panamá tem sua história recheada de conflitos: teve influência dos EUA para a separação do Panamá e Colômbia e tb invasão pelos EUA que controlou o canal até 1999.

Voltando ao Panamá, pq o navio tem bandeira panamenha? O Panamá oferece facilidade paras empresas registrarem seus navios e lá também é um paraíso fiscal (Panamá Papers, lembra?) Então se você evitar taxas, algumas leis ou até trafegar umas coisas não tão legais…

Tem um documentário muito bom “O Custo do Transporte Global” (Freightened) que cobre os grandes problema do transporte marinho Como a gente costuma ignorar o que acontece no oceano, é bem válido para entender essa bomba relógio que o transporte marinho tem se tornado.

A gente tem derrames de óleo causados por navios, como o que aconteceu nas Ilhas Maurício ano passado que ainda não teve uma responsabilização pelo acidente ou compensação pelos danos ambientais.

O impacto na fauna marinha pelo fluxo de embarcações é significativo. Pesquisadores avaliaram o impacto do tráfego marítimo em baleias azuis na Patagônia Chilena. Esse vídeo mostra a interação de um indivíduo com as embarcações.

No Brasil, onde temos muito para evoluir em pesquisa e conservação marinha, ainda querem incentivar o tráfego marinho com a lei da cabotagem (BR-MAR, PL 4199/20) que pode aumentar esses e muitos outros impactos. A construção de portos também devasta boa parte da região costeira e depois de construído os processos de dragagem para manter a profundidade para receber navios grandes continua causando muitos danos a fauna marinha.

Enquanto isso o PL 6969/2013 (Lei do Mar) que prevê construir um marco regulatório para o mar brasileiro que busca uma sustentabilidade justa e equitativa, fica sendo deixado de lado Mais aqui sobre isso no blog da Liga das Mulheres pelo Oceano.

Confira no twitter.


Quer mais conteúdo assim?

Se você gostou e quiser receber notificações de próximas postagens aqui no blog, se inscreva abaixo:

Processando…
Sua inscrição foi feita! Sucesso

Que tal contribuir? ☕

Se você gostaria de me pagar um cafezinho, você pode me mandar um trocado (qualquer valor) por PIX , PicPay ou PayPal ou ainda me apoiar mensalmente 💙

Publicidade

Um comentário em “Enrosco em Suez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s