O petróleo não vem de dinossauros, mas é muito comum a gente pensar nesses gigantes pré-históricos quando pensa em petróleo. Por que? De onde veio essa relação?
No fim dos anos 1800, a paleontologia estava bombando. Encontrar fósseis importantes se tornou uma corrida e teve até um caso de 2 cientistas que tentavam minar o trabalho um do outro, ficou conhecido com “Bone Wars”.
No começo dos 1900, os museus ainda brigavam pra ter a melhor ossada exposta. Barnum Brown, paleontólogo que também buscava fósseis de dinossauros, teve financiamento da empresa de petróleo Sinclair Oil para suas expedições, em troca escrevia material promocional, como livretos de divulgação.

Em 1930, essa empresa, Sinclair Oil Company, começou a usar um saurópode em suas embalagens. Era uma forma de capitalizar a obsessão pública com dinossauros, e também de justificar os altos preços, já que fósseis de dinossauros eram escassos e, portanto, caros, assim esperavam que os consumidores compreendessem que o petróleo também era caro.

O mascote foi batizado de DINO e ficou tão famoso que a Sinclair o patenteou como uma marca (trademark).

A empresa, Sinclair Oil, participou da Feira Mundial (World’s Fair) de 1933-1934 e levou uma réplica em tamanho real do saurópode que usava em suas embalagens. Foi sucesso, a criançada amou.

A empresa incorporou o dinossauro na sua logo e continuou apostando nele. A “Dinoco” é uma marca fictícia que aparece nas histórias da Pixar (Toy Story e Carros), uma clara alusão a Sinclair.


Outros momentos clássicos do Dino da Sinclair foram na na Feira Mundial de New York (1964-1965) que teve outra réplica do DINO e na parada de ação de graças de 1975 com um balão de dinossauro, que se tornou um dos preferidos da parada.


E a Família Dinossauro? Na versão original do programa (em inglês) o sobrenome da família protagonista é “Sinclair” (em português, “da Silva Sauro”). No original, outros personagens tem nomes que são referências a empresas de petróleo: B.P., Richfield, Phillips, Hesse, Ethyl, etc..

O petróleo que extraímos foi formado por grandes depósitos de organismos marinhos minúsculos, em especial do fitoplâncton. Como mostra no vídeo “Meet the fossils” (How Many Fossils to Go an Inch? ft. Robert Krulwich).
Esse fio surgiu da pergunta do @edu_cacao no fio sobre o “Meet the fossils” e ele também apontou a relação com a Família Dinossauro. Valeu Edu!
Me impressiona como as empresas de petróleo tem uma grande influência na percepção popular, desde coisas que impactam menos (como pensar q petróleo vem de dinossauros) quanto em coisas mto perigosas, como negar a relação dos combustíveis fósseis com as mudanças climáticas.
Outros textos para conferir as infos:
How Sinclair Oil’s Dinosaur Mascot Shaped Our Beliefs
Dinosaur Fever – Sinclair’s Icon
Quer mais conteúdo assim?
Se você gostou e quiser receber notificações de próximas postagens aqui no blog, se inscreva abaixo:
Que tal contribuir? ☕
Se você gostaria de me pagar um cafezinho, você pode me mandar um trocado (qualquer valor) por PIX , PicPay ou PayPal ou ainda me apoiar mensalmente 💙