Um fio no Twitter usou o gancho “Por que águas tropicais são tão transparentes? Porque estão mortas”. Um click-bait irresistível, mas completamente equivocado. As águas tropicais podem ser bem transparentes mas não estão mortas! Transparência da água não significa ausência de vida.
Leia mais: Águas transparentes também têm vidaQuem mora no Brasil e já foi a praias em diferentes regiões pode ter notado que temos praias com águas transparentes e outras nem tanto. As fotos a seguir são do litoral norte de RS, Cananéia/SP, São Miguel do Gostoso/RN e Ilha do Mosqueiro/PA. Todas são águas tropicais, mas tem colorações e diferentes níveis de turbidez (o quanto são turvas).




Por que essas regiões têm um aspecto tão diferentes? O principal fator é se há muito material dissolvido ou em suspensão na água, o que em geral significa matéria orgânica (como restos de folhas em decomposição) e sedimentos (como grãos de areia e lama).
Essas partículas dissolvidas ou em suspensão na água refletem a luz e impedem que penetre mais na água, dificultando a visibilidade e deixando o aspecto turvo. Assim como quando você entra no mar ou rio com água transparente, mas ao pisar na areia ela “levanta” e deixa a água turva.

Uma forma de quanto de luz penetra numa região marinha, podemos usar um instrumento bem analógico: o Disco de Secchi. Se o conseguimos ver em maiores profundidades, a água é mais transparente.

Na maioria das vezes isso está relacionado com a proximidade de rios! Os rios trazem muitos sedimentos e matéria orgânica. Como em Cananéia/SP e na Ilha de Mosqueiro/PA.


Já em São Miguel do Gostoso/RN é uma região que não tem muitos rios costeiros, dessa forma essa praia tem muito menos sedimentos e matéria orgânica em suspensão.

Se olharmos no litoral norte do RS, não temos muitos rios grandes nas proximidades, mas temos o Rio da Prata que deságua no sul do Uruguai e sua pluma é tão forte que leva sedimentos e matéria orgânica até o litoral norte de RS.


A cor e a trubidez da água podem mudar Diversos fatores podem fazer com que ela mude, por ex: chuvas fortes, florações algais, poluição, etc… Nas imagens uma maré vermelha e outra mostrando a bioluminescência das microalgas (causadoras da maré vermelha) de noite, como já aconteceu em Santos/SP.


A água turva pode ser um indicador visual de que a região tem mais nutrientes e é mais produtiva, mas águas transparentes não querem dizer que estão mortas. A Profa. Helm sempre fala de animais que vivem em alto mar (onde é mais transparente e não chegam boa parte dos nutrientes vindos da costa) mostrando que mesmo regiões com baixa produtividade primária há muita vida.
No Caribe, de águas transparentes, não há rios enormes levando grandes volumes de sedimento e matéria orgânica. Mas não está morto, temos sim produtividade de microalgas, recifes de corais e muita abundância de vida.

Falar que essas regiões apenas por serem transparentes é um desserviço e desrespeito. Ignora que diversas pessoas dependem da biodiversidade marinha para seu sustento e renda. Ainda mais num mundo que só valoriza o que é lucrativo…

Para saber mais:
Um peixe vermelho em um oceano azul engana muita gente!
Why is water colour important?
Light (Introduction to Oceanography)
The hidden influence of large particles on ocean colour
Quer mais conteúdo assim?
Se você gostou e quiser receber notificações de próximas postagens aqui no blog, se inscreva abaixo:
Que tal contribuir? ☕
Se você gostaria de me pagar um cafezinho, você pode me mandar um trocado (qualquer valor) por PIX , PicPay ou PayPal ou ainda me apoiar mensalmente 💙