Areia da praia e as ondas do mar

O Julian fez um fio falando sobre diferentes características dos sedimentos, em especial de areias, ele também apontou a relação do fluxo (de água ou de ar) com o tamanho dos grãos. Uma praia com ondas fortes, em geral, vai ter areia mais fina ou mais grossa?

De forma bem resumida: a praia é um pedaço da costa que tem deposição de material desagregado (como sedimentos). Esse material depositado pode vir de vários processos como vento, chuva e, claro, ondas do mar. A onda quando quebra na praia ela libera energia, se tiver muita energia ela vai gerar um fluxo turbulento com mais competência.

Ilustração mostrando dois tipos de fluxos:
Fluxo laminar: as partículas se movem em linhas paralelas. Representado por setas paralelas
Fluxo turbulento: o fluxo laminar é rompido por vórtices que geram fluxos em diferentes direções do fluxo principal (ascendentes, descendente e lateral). Representado por setas em vórtices
Imagem de Nobrega 2010

O fluxo turbulento é quando um fluido tem várias correntes nele que se comportando de várias formas: imagina a rua 25 de março (em São Paulo) ou o Mercado do Saara (no Rio de Janeiro) antes do natal, são diversas pessoas tentando ir pra um ou dois sentidos, elas se chocam, mudam a rota o tempo todo, pra tentar chegar onde querem. Outro tipo de fluxo é o laminar, onde as correntes são paralelas: imagina várias escadas rolantes paralelas no mesmo sentido.

Um fluxo turbulento tem mais energia para transportar sedimentos em maior quantidade e em tamanho, ou seja, tem maior competência e mais capacidade para carregar sedimentos. Quanto maior a competência e a capacidade de fluxo gerado pelas ondas fortes, mais chances tem dessas ondas levarem para a costa grandes sedimentos, pedregulhos, conchas e também lixo…

Então numa praia com ondas bem fortes tem mais chance de sedimentos maiores serem depositados nelas. Também tem mais chance dos sedimentos menores e mais finos terem menos tempo para se depositar.

Foto mostrando seixos em uma praia
Praia de seixos

Respondendo a pergunta inicial: uma praia com ondas fortes tem mais chances de ter sedimentos mais grossos. Digo “tem mais chances” porque são muitos os fatores que vão definir como é ou será uma praia, a hidrodinâmica é só um deles 😉

foto de uma paia arenosa
Praia arenosa

Quer mais conteúdo assim?

Se você gostou e quiser receber notificações de próximas postagens aqui no blog, se inscreva abaixo:

Processando…
Sua inscrição foi feita! Sucesso

Que tal contribuir? ☕

Se você gostaria de me pagar um cafezinho, você pode me mandar um trocado (qualquer valor) por PIX , PicPay ou PayPal ou ainda me apoiar mensalmente 💙

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s